Em 17 de agosto de 2021, os corpos de Jonathan (John) Gerrish, de 45 anos, sua esposa Ellen Chang, de 30 anos, sua filha de um ano, Miju, e seu cão Oski foram encontrados mortos em uma trilha nas montanhas da Califórnia.
Não foram encontrados ferimentos de corte ou tiro nos corpos, e uma autópsia não confirmou envenenamento ou morte por monóxido de carbono. Além disso, a autópsia não pôde determinar a causa da morte dessas pessoas.
Desde o início, a morte da família e do cachorro causou muitas perguntas tanto dos investigadores quanto dos internautas, pois tudo parecia muito estranho e suspeito.
Os cadáveres estavam na trilha lado a lado e parecia que eles tinham morrido um após o outro.
A família fez uma caminhada de fim de semana em uma trilha perto do rio Merced, na Floresta Nacional da Serra, em uma área conhecida como Desfiladeiro do Diabo. A busca por pessoas começou na segunda-feira, quando ambos não apareceram para trabalhar.
Logo após o início das buscas, os corpos foram encontrados a apenas 2,5 km de seu veículo.
Inicialmente, houve relatos de que a polícia descartou a versão da morte da família por calor extremo ou um relâmpago, bem como uma versão de que teriam se suicidado.
No entanto, agora na conferência foi dito que a versão oficial diz que toda a família (e o cão) morreram de hipertermia (superaquecimento) e provável desidratação.
“É raro no condado de Mariposa”, disse o xerife Jeremy Breeze aos repórteres. “Esta é a primeira causa de morte por hipertermia que testemunhei aqui em 20 anos de serviço.”
Como evidência, é dito que no dia em que os corpos foram encontrados, havia uma temperatura muito alta de quase 40°C, e apenas um recipiente de água foi encontrado nos pertences dos familiares. Havia também uma garrafa com alguma bebida infantil.
De acordo com a polícia, a água dentro dessas garrafas foi testada, mas estava livre de toxinas e foi encontrada limpa. Ou seja, essa água não foi coletada do rio ou córrego mais próximo, como seria de esperar se a família realmente sofresse de sede por algum tempo e tentasse encontrar fontes de água na natureza.
Muitas pessoas ficaram surpresas com essa versão o que as deixou com muito mais dúvidas sobre o caso.
É muito difícil imaginar que ter um suprimento de água e estar muito perto do carro (uma pessoa saudável pode andar a uma distância de 2,5km em apenas 30 minutos), três pessoas de diferentes idades, peso e altura, bem como seu cão, podem morrer quase simultaneamente de superaquecimento e desidratação.
É ainda mais difícil imaginar isso, dado que Gerrish e Chang eram caminhantes bastante experientes e estavam bem cientes dos perigos da desidratação e outros possíveis problemas nas montanhas da Califórnia.
E se alguém morresse antes de todos os outros, o resto não chamaria o Serviço de Resgate ou a polícia? Afinal, eles tinham smartphones com eles.
“Todos os três de uma vez e um cachorro? Não vou acredito nessa versão de jeito nenhum”, escreveu um usuário categoricamente, expressando assim a opinião da maioria.