Uma turista canadense que roubou artefatos antigos de Pompeia em 2005 os devolveu dizendo que eles lhe trouxeram 15 anos de má sorte, relatos do theguardian.com e dailymail.co.uk.
A senhora, identificada apenas como Nicole, 36, enviou um pacote a um agente de viagens na cidade do sul da Itália contendo duas telhas de mosaico, uma peça de cerâmica e partes de uma ânfora.
Ela também escreveu uma carta de confissão na qual detalhou seu roubo e sua subsequente série de infortúnios, incluindo dois casos de câncer de mama e dificuldades financeiras.
De acordo com o The Telegraph, ela escreveu:
“Por favor, leve-os de volta, eles trazem má sorte.”
Ela disse que tinha levado os objetos porque queria ter um pedaço da história que ninguém mais tinha, mas eles tinham “tanta energia negativa… ligado a essa terra de destruição”.
Nicole acrescentou que tinha aprendido sua lição pedindo perdão a Deus.
Ela disse:
“Agora tenho 36 anos e tive câncer de mama duas vezes. A última vez terminei com uma mastectomia dupla. Minha família e eu também tivemos problemas financeiros. Somos boas pessoas e não quero passar essa maldição para minha família ou filhos.”
Ela disse que pegou os artefatos sem pensar naqueles que sofreram lá há milhares de anos.
Pompeia, juntamente com Herculano e muitas vilas na área circundante, foi enterrada sob 4 a 6 m de cinzas vulcânicas e púmice na erupção do Monte Vesúvio em 79 d.C.