Muitas pessoas espalhadas pelo mundo, até você, talvez, são fascinados por assassinos em série até mesmo desde crianças. Havia algo misterioso e inquietante sobre eles. Muitos deles pareciam bastante charmosos, inteligentes, atraentes e envolventes.
Como ilustração, vamos dar uma olhada em um assassino em série relativamente desconhecido, Rodney Alcala, que incorpora muitos desses traços.
Com seu estilo de cabelo descolado e um sorriso deslumbrante, Rodney Alcala parecia o solteiro perfeito quando apareceu em um programa de TV chamado The Dating Game (Jogo do Namoro).
Mas pouco sabia a competidora feminina – ou o público do estúdio – que ele era um dos mais perigosos assassinos em série da América.
O belo e jovem Alcala foi mais tarde apelidado de ‘Assassino do Jogo do Namoro’. Ele continuaria sendo associado a mais de 130 mortes de mulheres e crianças – incluindo uma menina de 12 anos.
Ele ficou conhecido por morder os corpos nus de suas vítimas antes de fotografá-las em poses sexualmente explícitas.
Para responder a pergunta de por que os assassinos em série são tão fascinantes, recorremos a estas palavras úteis:
“Assassinos em série como Rodney Alcala , Jeffrey Dahmer , John Wayne Gacy, Aileen Wuornos e muitos outros fascinam por causa da hediondez de seus crimes e como são apresentados ao público.
Os assassinos em série são responsáveis por menos de 1% dos assassinatos nos Estados Unidos a cada ano, de acordo com o FBI, e não mais do que duas dúzias estão “ativos” em determinado momento.
No entanto, nosso fascínio por eles e os crimes que cometem excede em muito a preocupação de que devemos ter perigos mais urgentes.
Os serial killers parecem normais – até mesmo carismáticos.
Os crimes de assassinos em série são freqüentemente monstruosos. No entanto, eles não são “monstros” e podem não parecer estranhos.
Frequentemente, os assassinos em série conseguem se misturar com as outras pessoas. Alguns deles podem ser tão carismáticos que secretamente desejamos ser como eles – antes de percebermos que são serial killers perigosíssimos. As pessoas gravitam em torno deles, e geralmente eles são a vida da festa.
Os assassinos em série geralmente têm família, amigos, lares, têm empregos remunerados e parecem ser membros normais da comunidade.
A maioria dos serial killers são convincentes, hábeis em interpretar e especialistas em parecer normais. Eles têm a capacidade de fazer com que os outros queiram conhecê-los, queiram ser como eles ou que eles gostem.
Infelizmente, isso é parte de seu apelo e também o que os torna assustadores para os espectadores. Verdadeiros Sociopatas.
Dahmer, Gacy e Bundy.
Jeffrey Dahmer foi considerado pela polícia local como tão não ameaçador que devolveram uma de suas vítimas para sua casa depois de encontrar o homem algemado na rua.
A polícia não prendeu Dahmer até que fotos de homens esquartejados foram achadas em uma gaveta que ele havia deixado aberta. John Wayne Gacy foi um assassino em série e criminoso sexual – cunhado o “Palhaço Assassino” – que agrediu e assassinou pelo menos 33 rapazes.
Gacy se apresentava regularmente em hospitais infantis e eventos de caridade como “Pogo o Palhaço” ou “Patches o Palhaço”, personagens que ele havia criado. Ele usou a imagem de palhaços para ganhar a confiança de outras pessoas por meio de risos, palhaçadas e magia.
Gacy, além de ser bem-vindo como palhaço em festas infantis, ganhou reconhecimento por seu trabalho de arrecadação de fundos. Comportar-se como um palhaço é particularmente chocante, pois ele retratou um personagem de inocência enquanto cometeu estupros e assassinatos.
Ted Bundy , outro serial killer que fascinou o público, foi caracterizado por muitos como muito bonito, bem-sucedido e atraente para as mulheres.
E por causa de seu charme e boa aparência, ele conseguiu colocar 36 mulheres em seu carro de boa vontade antes de estuprá-las e matá-las.
Curiosamente, os serial killers do sexo masculino tendem a caçar e matar estranhos, enquanto as serial killers do sexo feminino são mais propensas a matar alguém que conhecem.
O fascínio público pelos serial killers não é algo novo
Muitas pessoas adoram ficar indignadas juntas, descobrindo um lobo em pele de cordeiro e observando uma batalha entre o bem e o mal. Nós nos questionamos sobre por que não vimos o mal pessoalmente antes de eles cometerem vários crimes.
O público normalmente fica perplexo com a noção de que os serial killers se parecem com pessoas comuns. Eles agem como pessoas comuns – como você e eu.
Muitos deles são pessoas legais e normais que não chamam atenção negativa para si mesmos. Queremos saber tudo sobre eles na esperança de identificar o que criou os monstros que tirariam a vida de outras pessoas.
Ao aprender sobre eles, sua história e sua infância, muitas vezes achamos que podemos identificar o que os levou a seus desvios comportamentais.
Queremos descobrir ‘o que os torna quem são’, para que possamos de alguma forma evitar que outros se tornem assassinos em série. A verdade é que se tornar um serial killer é mais complicado do que isso … ”
Mas será que isso seria suficiente, talvez sim, talvez não!
Tente pesquisar mais sobre o fascínio por assassinos em série. Você verá que existem muitas teorias e histórias bizarras sobre o assunto.