Ovo Centenário: Iguaria Chinesa de “100 anos” Faz Cair os Pelos do Nariz

por Mundo Sombrio
2,2K visualizações
Continua após a publicidade..

Centenas de anos atrás, uma ideia saborosa – chamada de ovo do século ou ovo centenário – nasceu na China rural. Um fazendeiro encontrou ovos de pato em uma poça de água lamacenta e cal apagada (um hidróxido de cálcio). Depois de sobreviver a uma degustação, ele começou a replicá-las manualmente. Isso deu origem à iguaria que duraria séculos como alimento em Hong Kong e partes do sudeste da Ásia.

Embora os detalhes da descoberta do ovo do século não estejam documentados, os cientistas estimam que ele remonta a mais de 500 anos para a dinastia Ming. E, além de algumas técnicas usadas para produção em grande escala hoje, o processo de preservação de ovos permaneceu relativamente inalterado.

Continua após a publicidade..
Peedan ou ovo centenário mundo sombrio
Peedan ou Ovo Centenário

Como é produzido o Ovo Centenário

Para fazer os ovos, um barril é normalmente preenchido com uma combinação de chá preto forte, limão, sal e cinzas de madeira recém-queimadas, e é deixado esfriar durante a noite. No dia seguinte, pato, codorna ou ovos de galinha são adicionados à mistura, e eles embebem em qualquer lugar de sete semanas a cinco meses – não por um século, como o nome indica.

Dsc05632 peedan • mundo sombrio

O ovo centenário é conhecido por outros nomes: ovo de cem anos, ovo de mil anos ou ovo do milênio. Esse lanche comum – prontamente disponível em mercearias, em restaurantes chineses e em humildes lojas – é saboreado especialmente por viajantes que o combinam com outros alimentos asiáticos, como pés de galinha ou cobras.

Os ingredientes listados mais acima não são tipicamente os ingredientes listados nos ovos vendidos nas lojas. Esses ovos são feitos de ovos de pato, soda cáustica ou hidróxido de sódio e sal. Isso parece assustador, mas provavelmente está tudo bem em comê-los.

O problema, é que o processo de cura pode ser acelerado pela adição de outro ingrediente aos ovos… óxido de chumbo. O óxido de chumbo, como qualquer outro composto de chumbo, é venenoso.

Esse ingrediente oculto será encontrado em ovos da China, onde o método rápido de preservar os ovos é mais comum. Às vezes o óxido de zinco é usado em vez do óxido de chumbo. Embora o óxido de zinco seja um nutriente essencial, muito dele pode levar a uma deficiência de cobre, então também não é algo que você deva comer.

Ovo seculo 11 • mundo sombrio

Saboroso ou Asqueroso?

Ir além da aparência do ovo é o primeiro desafio. Em vez de brancas com gemas alaranjadas brilhantes, essas iguarias assumem uma matiz verde escuro e marrom pantanoso menos apetitosa. Há também um odor pungente à base de amônia, que o fez ganhar o apelido: “ovo de urina de cavalo”. Aparências de lado, muitas crianças crescem comendo este prato e aprendem a amar o sabor.

Ovo centenario getty 1441223756027 v2 1920x1279 • mundo sombrio

Por causa do odor desagradável, o sabor é totalmente inesperado. O ovo é surpreendentemente cremoso, aveludado e suculento. Quando comido com as fatias do gengibre rosa, o sabor doce e picante adiciona frescor ao paladar entre as mordidas.

Os ovos do século são comidos durante o dia como café da manhã. Podem ser comidos também no lanche ou no jantar. Já os enófilos estão convencidos de que eles combinam lindamente com vinho encorpado de Bordeaux ou champanhe espumante. Os ovos também são assados ou como doces.

02 ovo centen%c3%a1rio cc alpha • mundo sombrio

Enquanto o ovo centenário atrai seguidores de gerações mais velhas e viajantes curiosos, os ovos caíram em desgraça com os mais jovens que estão cansados dos alimentos preservados e fermentados da China.

Continua após a publicidade..

Como evitar um Ovo Centenário venenoso?

Procure por pacotes que declarem explicitamente que os ovos foram feitos sem óxido de chumbo. Não assuma que os ovos são isentos de chumbo só porque o chumbo não está listado como ingrediente. Pode ser melhor evitar ovos da China. Não importa como eles são embalados, porque ainda há um grande problema com a rotulagem imprecisa.

Ovo centenário produto chinês mundo sombrio
Ovo centenário produto chinês mundo sombrio

Boatos sobre a urina de Cavalo no Ovo Centenário

Muitas pessoas evitam comer ovos do século por causa do boato de que foram embebidas em urina de cavalo. Não há evidências de que a urina de cavalo está envolvida no processo. Especialmente considerando que a urina é levemente ácida e não básica.

E aí, teria coragem de dar aquela provadinha no Ovo Centenário? Eu mesmo não! Abraços Sombrios!

Siga-nos no Instagram e no Facebook também!

Escolhidos Para Você

Bloqueador de Anúncios Detectado

Os anúncios nos ajudam a manter o site no ar e trazer sempre mais terror para vocês. Por favor, desative o seu bloqueador de anúncios!