O ex-presidente do departamento de astronomia de Harvard, o professor Avi Loeb, se perguntou se uma civilização marciana avançada poderia ter transformado nosso planeta, tornando a vida possível.
Tanto quanto sabemos, a Terra é o único planeta do sistema solar onde existe vida. Os cientistas estão ansiosos para descobrir se existem outros planetas onde a vida biológica é possível.
Um dos planetas mais próximos da Terra é Marte. Os cientistas descobriram que na antiguidade, bilhões de anos atrás, o Planeta Vermelho era muito parecido com a Terra. Com base nas evidências encontradas pelos pesquisadores, Marte provavelmente tinha uma atmosfera, vastos oceanos, rios e lagos. Em geral, reunia todas as condições necessárias para a existência da vida.
Provavelmente, quando Marte estava coberto de vegetação com água líquida na superfície e uma atmosfera que o protegia das duras condições do espaço, a Terra era um planeta onde a vida era impossível.
Tudo mudou repentinamente há cerca de 2,5 bilhões de anos. Marte perdeu sua atmosfera e deixou de ser um planeta que poderia ter desenvolvido vida para um deserto gelado como o que vemos hoje. Seus oceanos desapareceram e seus rios e lagos evaporaram. Hoje, os cientistas estão explorando os restos desses reservatórios.
Alguns pesquisadores acreditam que quando Marte perdeu sua habitabilidade, a Terra o encontrou. O chamado evento da Grande Oxidação levou ao metabolismo aeróbico e formas de vida complexas, que eventualmente deram origem a muitas das espécies que existem na Terra.
Recentemente, o astrofísico Avi Loeb se perguntou se a Terra poderia ser terraformada por marcianos. O professor Loeb faz essa pergunta em seu último artigo.
Em seu ensaio, o astrônomo calculou que se uma civilização alienígena avançada surgisse em Marte duas vezes mais rápido que na Terra, e quando o Planeta Vermelho perdesse sua habitabilidade, toda a infraestrutura em Marte teria sido destruída e transformada em pó por impactos de asteroides longos anos atrás.
Mas e se essa civilização alienígena avançada tivesse os meios e a tecnologia para viajar para outros planetas do sistema solar? Quais são as chances de tal civilização, que previu que seu planeta estava morrendo, decidir mudar o outro mundo?
Como explicou o professor Loeb, a forte oxidação e o crescimento das cianobactérias podem ser cultivados artificialmente “suprimindo espécies concorrentes, semeando ou aumentando a quantidade de nutrientes que permitiram que as cianobactérias prosperassem”.
Quais são as chances, e existe mesmo uma possibilidade remota, de que uma civilização alienígena avançada exista no sistema solar muito antes de a Terra se tornar habitável? E quais são as chances de tal civilização ter ajudado a originar a vida na Terra, ou se mudar para ela?
Caso os marcianos tenham chegado aqui primeiro, a atual ambição de Musk de trazer humanos para Marte se assemelha a um plano de viagem para uma casa de infância depois que os pais faleceram.