Popobawa, o demônio zanzibariano da Paralisia do Sono

por Mundo Sombrio
1,1K visualizações
Continua após a publicidade..

O nome Popobawa, esta besta demoníaca vem das palavras em suaíli para morcego e asa, e de fato a criatura é descrita como tendo, além de um corpo de anão com um único olho ciclópico, pequenas orelhas pontudas, asas e garras de morcego.

De acordo com os moradores locais, é especialmente propenso a atacar “qualquer pessoa que não acredite”. Uma vítima de 1995 foi um camponês fazendeiro chamado Mjaka Hamad, que disse que não acreditava em espíritos.

Continua após a publicidade..

Ele primeiro pensou que estava tendo um sonho. No entanto, “eu podia sentir”, disse ele, “algo me pressionando. Eu não conseguia imaginar que tipo de coisa estava acontecendo comigo. Você se sente como se estivesse gritando sem voz. ”

Ele continuou:

“Foi como um sonho, mas então eu pensei que era esse popobawa e ele veio para fazer algo terrível comigo, algo sexual. É pior do que o que ele faz às mulheres. ”

O demônio atacou Zanzibar em 1970 e novamente na década de 1980. De acordo com o The Guardian, “Mesmo aqueles que descartam os ataques achando que são apenas superstições, entretanto, admitem que para os verdadeiros crentes eles são reais. O principal hospital de Zanzibar tratou homens com hematomas, costelas quebradas e outros ferimentos, que as vítimas atribuem ao Popobawa ”.

Em 2007, relatos sobre a existência do demônio são comuns há muitos anos em Zanzibar, onde os moradores afirmam que ele se originou. John Ngahyoma, da BBC, em Dar es Salaam, diz que poucas pessoas realmente acreditam que o demônio exista.

Mas Mbaruku Ibrahim, que é de Zanzibar, diz que a história do demônio é comum lá e as pessoas em sua aldeia na ilha de Pemba dormem ao lado de uma grande fogueira fora de suas casas sempre que é dito que ele tenha aparecido. Reza a história que Popobawa consegue se transformar em homem à noite e também já foi acusado de estupros a mulheres.

Popobawa é o nome de um espírito maligno, ou shetani, que os residentes acreditam ter aparecido pela primeira vez na ilha de Pemba, na Tanzânia. Embora algumas pessoas tenham dito que é simplesmente uma versão zanzibarana de um fenômeno fisiológico e psicológico conhecido como “sonho acordado” ou paralisia do sono.

Ilustração popobawa mundo sombrio
Ilustração Popobawa

Uma das características de tal sonho, conhecido mais tecnicamente como alucinação hipnopômpica ou hipnagógica (dependendo se a pessoa está, respectivamente, acordando ou indo dormir), é uma sensação de peso ou mesmo paralisação. Alternativamente, pode-se “flutuar” ou ter uma experiência fora do corpo.

Outras características incluem extrema vivacidade do sonho e conteúdo bizarro e / ou aterrorizante. Sentimentos semelhantes também foram experimentados por pessoas na Idade Média que relataram visitas noturnas de um incubus (um demônio masculino que se deitava com mulheres) ou uma súcubo (que assumia a forma feminina e se deitava com homens). Em Newfoundland, o visitante era chamado de “Old Hag”.

No infame West Pittston, Pensilvânia, um caso de “casa mal-assombrada” de 1986, o inquilino Jack Smurl alegou que foi estuprado por uma súcubo. 

Como o “demonologista” Ed Warren descreveu:

Continua após a publicidade..

“Ele estava dormindo na cama uma noite e foi acordado por uma mulher parecida com uma bruxa que o paralisou.

Ele queria gritar, é claro – ele ficou horrorizado com o que viu, a mulher tinha escamas na pele e cabelos brancos e desgrenhados, e alguns dentes estavam faltando – mas ela o paralisou de alguma maneira. Então ela montou nele e o conduziu ao clímax sexual.”

Esses relatos vêm de épocas e lugares comuns. Por exemplo, considere este encontro interessante, que ocorreu no século XVII.

Dizia respeito a uma moça chamada Anne Jeffries, uma camponesa da Cornualha. Em 1645, ela aparentemente teria sofrido uma convulsão e foi encontrada, semiconsciente, deitada no chão. À medida que se recuperava, ela começou a se lembrar em detalhes como foi abordada por um grupo de seis homenzinhos.

Paralisada, ela os sentiu enxamear sobre ela, beijando-a, até que ela sentiu uma pontada aguda. Cega, ela se viu voando pelo ar para um palácio cheio de pessoas. Lá, um dos homens (agora do tamanho dela) a seduziu, e de repente uma multidão furiosa irrompeu sobre eles e ela novamente ficou cega e levitou.

Ela então se viu deitada no chão cercada por seus amigos. Este relato obviamente tem semelhanças impressionantes com muitos relatos de abdução de OVNIs – alguns dos quais, como aqueles das próprias experiências de “abdução” de Whitley Strieber descritas em Communion (1988), são totalmente consistentes com alucinações hipnopômpicas ou hipnagógicas. Ainda outras entidades que apareceram em sonhos acordados clássicos são fantasmas e visitantes angelicais.

Siga-nos no Instagram e no Facebook também!

Escolhidos Para Você

Bloqueador de Anúncios Detectado

Os anúncios nos ajudam a manter o site no ar e trazer sempre mais terror para vocês. Por favor, desative o seu bloqueador de anúncios!