Edward Mordrake, O Homem de Duas Faces

por Mundo Sombrio
4,2K visualizações
Continua após a publicidade..

Todo ano, milhares de pessoas nascem com alguma deformidade, causadas às vezes pelo uso de drogas da mãe durante a gravidez, por algum medicamento que possa causar alguma deformidade ou simplesmente por algum problema genético. Assim como Edward Mordrake: O Homem de duas faces.

Muitos são os casos de gêmeos siameses pelo mundo, mas, na maioria dos casos, os bebês não sobrevivem por muito tempo, exceto nos casos onde há quase que uma separação total dos corpos, onde até dependendo da situação, é possível fazer uma cirurgia para separar os gêmeos.

Continua após a publicidade..

No caso de Edward Mordrake, não foi apenas um pobre infeliz com uma triste anomalia (diprosopia), havia algo a mais.

A Face Demoníaca de Edward Mordrake: O Homem de Duas Faces

Na face flácida e desfigurada em sua nuca, existia algo sombrio e assustador, algo que deixava atordoado todos que a observavam, algo que o próprio Edward classificava como sendo demoníaco.

Edward mordrake 04 • mundo sombrio
Edward Mordrake: O Homem de Duas Faces

Edward era herdeiro de um importante título de nobreza na Inglaterra, o qual nunca reclamou. Tirando sua face na nuca, podia ser considerado um homem belo. Era um músico talentosíssimo e brilhante fidalgo, tinha tudo para ter uma vida feliz, mas em sua nuca carregava a tristeza de sua vida. Aquilo em sua nuca era algo absurdamente anormal, que não comia, mas podia grotescamente rir e chorar.

Alguns relatos afirmavam que olhar a face diretamente era extremamente desconfortável. As pessoas diziam que os olhos da face expressavam inteligência e raiva e seguiam as pessoas lentamente como se estivesse estudando aqueles que visualizava. Outros relatos apontavam para uma espécie de sorriso sarcástico, que lentamente se formava na desfigurada face, como se quisesse demonstrar um ódio oculto. Era quase impossível observá-la por muito tempo.

Claro que Edward sofria muito com isso. Em seu confinamento e solidão, afirmava ser impossível conviver com aquele “Demônio”. Chegou a solicitar a todos os médicos que tentassem a retirada da segunda face. É claro que seu pedido não poderia ser atendido, pois Edward morreria na cirurgia. Diziam também que quando ele estava triste a face sorria e algumas vezes até gargalhava. À  noite, rotineiramente, Edward era acordado na madrugada por sussurros da face deformada, eram palavrões e um choro enlouquecedor que tinham como objetivo afetar o pobre Edward.

O Triste Fim de Edward Mordrake

Edward Mordrake se matou aos 23 anos de idade. Alguns afirmam que ele envenenou-se, já outros afirmam que ele disparou um tiro entre os olhos da sua face demoníaca. Contudo em sua carta de despedida deixou bem claro:

Peço que retirem esse demônio de meu corpo antes que me eternizem em terra, pois pretendo e solicito dormir a eternidade sem os lamentos do inferno

Edward foi enterrado em uma cova de terra barata e sem qualquer tipo de lápide ou escultura.

Além disso, Tom Waits escreveu uma canção sobre Edward Mordrake intitulada Poor Edward

Erling Wold também escreveu uma ópera intitulada Mordrake que estreou em San Francisco em maio de 2008.

Edward mordrake mummy mumia
Edward Mordrake: O Homem de Duas Faces

O Que se Sabe Hoje?

Muito do que se sabe a respeito da existência de Edward Mordrake advém de um livro editado no ano de 1900. O Livro, intitulado “Anomalias e Curiosidades da medicina” (Anomalies and curiosities of medicine), escrito por George M. Gould, um dos médicos que examinaram o herdeiro e que ficaram mais tempo em sua companhia. Gould escreveu:

Uma das mais notáveis e melancólicas estórias de deformidade humana envolveu o caso do jovem Edward Mordrake, herdeiro de um dos mais elevados títulos de nobreza da Inglaterra. Ele jamais clamou pelo título, que era seu por direito de nascimento. O jovem Mordrake cometeu suicídio na tenra idade de 23 anos. Ele viveu uma existência em total isolamento, recusando visitas e tendo como companheiros apenas os criados e médicos.

Ele era um jovem homem de índole agradável e inegável brilhantismo intelectual. Sua aparência era impecável, com uma graça e finesse distintas, sua face era altiva e poderia ser descrita como aprazível. Mas no lado oposto ao seu rosto, havia uma segunda face com traços grotescos. Esse rosto adicional ocupava apenas uma pequena porção do crânio posterior de Mordrake. Ela era capaz de manifestar sinais óbvios de inteligência. Notavelmente, ela chorava, sobretudo quando Mordrake estava feliz. Os olhos se moviam e piscavam, enquanto os lábios articulavam palavras desprovidas de propósito. Sua voz era rouca quase inaudível, dotada de uma aspereza enervante para todos que a ouviam.

Mordrake se referia a essa face como seu próprio “demônio” e que ela era responsável por condená-lo a uma existência infernal. Nenhuma imaginação é capaz de conceber essa imagem e como médico, eu lamentei não ser capaz de oferecer algum alento que pudesse remover essa deformidade, sem colocar o paciente em grave perigo. “Trata-se de algo diabólico, pois um diabo ele é. Meu desejo é que ela fosse removida, esmagada, apagada” repetia Mordrake quando se referia a sua face, sempre de maneira obstinada.

Apesar de ser cuidadosamente vigiado, o rapaz conseguiu convencer um de seus acompanhantes a lhe fornecer veneno, que uma vez ingerido provocou a sua morte. Ele deixou uma carta requisitando que a “face demoníaca” fosse removida cirurgicamente após seu falecimento para que ele pudesse ser enterrado sem esse fardo. O pedido foi satisfeito pelos doutores Manvers e Treadwell.

Ed5 • mundo sombrio
Páginas 188 e 189 do livro “Anomalies and Curiosities of Medicine” (“Anomalias e Curiosidades da Medicina”), que foi originalmente publicado em outubro de 1896.

Infelizmente, George M. Gould e Walter L. Pyle não revelaram de onde eles tiraram essa história. Eles apenas disseram, que ela tinha aparecido a partir de “fontes leigas”, ou seja, de pessoas comuns, que não eram profissionais médicos.

Edward na Telinha

Na quarta temporada de American Horror Story: Freaky Show, Edward Mordrake tem um papel importante na história do Palhaço Twisty.

Continua após a publicidade..

Tw isty tocava um piano de brinquedo enquanto Dandy tentava cortar Maggie pela metade para diversão dos prisioneiros. Assim, quando Jimmy se levantou e desmaiou Dandy com suas “garras de lagosta”, o palhaço assassino solicitou aplausos. Jimmy encorajou os outros a fugir quando Twisty o pegou. Então, ele o levou para o ônibus com a intenção de matá-lo, mas foi interrompido pela chegada do fantasma de Edward Mordrake.

O homem de duas faces em american horror story edward mordrake
O homem de duas faces em american horror story

Então, a mando de Mordrake e com a ajuda de uma pequena magia fantasma, o palhaço pode contar sua triste história de calúnia, tentativa de suicídio, sequestro e assassinato. Assim, a cabeça do demônio de Mordrake disse que era o Palhaço Twisty quem ele procurava. O Palhaço Twisty foi posteriormente esfaqueado e morto por Mordrake. Então, seu fantasma foi convidado a juntar-se à casa de diversão de monstros de Edward.

No Halloween de 1960, Elsa Mars, atuando na TV ao vivo, convoca Edward Mordrake, que chega acompanhado por Twisty. Elsa pede que eles a levem. Quando Edward está prestes a esfaquear Elsa, Twisty, com a boca agora restaurada ao normal, diz-lhe que só vai doer por um momento.

Por conseguinte em 2017, os assassinatos de Twisty tornaram-se tão famosos que gerou sua própria franquia de quadrinhos, Twisty: As Crônicas de Um Palhaço.

O jovem Oz Mayfair-Richards é um grande fã da série, mas sua mãe é uma coulrofóbica (tem fobia de palhaços).

Sua série de quadrinhos pode ser vista na sétima temporada, Cult.

Veja Edward Mordrake: O Homem de Duas Faces em American Horror Story

Edward realmente existiu?

Edward Mordrake (ou Mordake) nunca existiu! Foi apenas um personagem ficcional criado pelo poeta e escritor de ficção especulativa chamado Charles Hildreth.

Siga-nos no Instagram e no Facebook também!

Escolhidos Para Você

Bloqueador de Anúncios Detectado

Os anúncios nos ajudam a manter o site no ar e trazer sempre mais terror para vocês. Por favor, desative o seu bloqueador de anúncios!