O Exu, é uma das principais divindades do iorubá e do jejê. A fusão dessas duas religiões serviu de base para outras crenças nas Américas quando os africanos escravizados trouxeram sua cultura e sua fé, que se misturaram às de indígenas e europeus. Assim, surgiram religiões como o Candomblé, no Brasil, a Santeria, em Cuba e o vodu no Haiti.
No candomblé, Exu é um dos maiores Orixás (um tipo de divindade). É uma espécie de mensageiro, que faz a ponte entre o humano e o divino e muitas vezes é descrito como sendo travesso, fiel e justo. O Exu também está presente na Umbanda, religião brasileira que tomou forma no século 20 e combina iorubá e jejê com espiritismo, entre outras crenças.
A umbanda não tem uma autoridade central nem um livro sagrado como as grandes religiões monoteístas, mas, apesar de cada terreiro interpretar aspectos de Exu à sua maneira, existem alguns fundamentos básicos e universais: para sacerdotes e fiéis iniciados,
Exu sempre está ligado à vitalidade, à força, à proteção e à aplicação da lei em seus domínios espirituais.
Um pouco mais…
Orixá que liga os humanos ao mundo dos Orixás. Sem o Exu, nenhuma comunicação com o mundo espiritual é possível, não há proteção para o terreiro nem para seus filhos. O Exu faz a guarda e distribui bençãos de fertilidade, fartura, proteção astral, prosperidade e boa sorte nos negócios.
Se bem tratado e agradado como se deve, sabe retribuir as oferendas em dobro, mas quando Exu é esquecido, torna-se o pior dos inimigos, fechando os caminhos e trazendo má sorte a quem se esquece dele. Confundido com o diabo pelo exotismo de seu culto, que em alguns terreiros, que chega a parecer um verdadeiro espetáculo para impressionar a assistência.
Na África, na época das colonizações, foi sincretizado erroneamente com o diabo Cristão pelos colonizadores, devido ao seu estilo irreverente, brincalhão e a forma como é representado no culto africano: um falo humano ereto, simbolizando a fertilidade e a sexualidade. Mas Exu não tem nada a ver com o diabo. Ele não cabe nestes padrões, pois pertence a Umbanda que é outra religião.
O Exu Orixá não incorpora em ninguém para dar consultas, eles são assentados na entrada das casas de candomblé como guardiões, e toda casa de candomblé tem um quarto para Exu, sempre separado dos outros Orixás, onde ficam todos os assentamentos dos Exus da casa e dos filhos de santo.
Homenagens a Exu
Santo Antônio é o santo católico sincretizado nos cultos afro-brasileiros com o orixá Exu, comemorado no dia 13 de junho que é um excelente dia para simpatias de amor.
Qualquer cerimônia deve ser aberta com o Padê de Exu, no qual se oferecem a Exu alimentos e bebidas votivas, etc., na intenção de que não perturbe os trabalhos com seu lado brincalhão e que agencie a boa vontade dos Orixás que serão invocados no culto. Também conhecido como despacho de Exu.
O Exu é sempre o primeiro a receber as oferendas, as cantigas, as rezas e é saudado antes de todos os Orixás, antes de qualquer cerimônia ou evento.
Características dos filhos do Orixá Exu
Seus filhos são sensuais, dominadores e inteligentes. Gostam da vida cercada de barulho, muitas pessoas e romances de todo tipo. Adoram festas e não se prendem a ninguém, são muito impulsivos. Mas se amam alguém, dão sua vida se for preciso, sem pensar em nada. Gostam de ajudar e trabalhar, mas podem se tornar vingativos e extremamente cruéis.
Exus e Pombagiras de Umbanda
Na Umbanda cultuamos as entidades chamadas Exus e Pombagiras como ancestrais que por motivos espirituais nos trazem recados, avisos, mas totalmente distinto do orixá Exu.
Exus de Umbanda
- Tiriri,
- Tranca Ruas,
- Veludo,
- Giramundo,
- Capa Preta,
- Pinga Fogo,
- Caveira, etc.
Pombagiras de Umbanda
A palavra “pombagira” na verdade e um pronuncia “abrasileirada” do língua bantu africana pombogira (Pambu Njila) que é a porção feminina do mesmo Exu africano se confindiu com a entidade feminina de Exu na umbanda.
- Maria Mulambo,
- Maria Padilha,
- Maria Zureta,
- Dama da Noite,
- Sete encruzilhadas,
- Rosa dos Ventos,
- Rosa Vermelha,
- Dona Navalha,
- Sete Saias, etc.
3 comentários
Muito bacana!
Amo essa página <3
I’m truly enjoying the design and layout of your blog.
It’s a very easy on the eyes which makes it much more enjoyable for me
to come here and visit more often. Did you hire out a developer to create your theme?
Great work!
Comentários fechados.