Os médicos removeram um verme de 7cm de comprimento do olho de um homem depois que ele se queixou de dor e coceira nos últimos anos.
Jasubhai Patel, 70, de Gujarat, Índia, procurou desesperadamente a ajuda de vários médicos, mas não foi diagnosticado com nenhuma doença.
No entanto, há um mês, um médico viu o parasita se contorcendo na parte de trás do olho dele.
Milan Panchal, oftalmologista do Hospital Narayan e Centro de Pesquisa em Bharuch, realizou uma investigação microscópica no homem e encontrou o parasita se contorcendo na parte posterior da superfície conjuntival – a parte branca da pele no olho.
O Dr. Milan disse:
Nós o retiramos com vida. Só lhe oferecemos anestesia tópica. O paciente conseguia sentir o verme sendo retirado.
O médico alertou que o verme tinha o potencial de danificar permanentemente a visão do homem, se não fosse removido imediatamente.
Ele acrescentou:
Se o verme não fosse removido a tempo, poderia ter cegado o homem. Há também uma chance de que o verme poderia ter entrado em seu cérebro através da corrente sanguínea. Uma cirurgia precisaria ter sido feita para removê-lo do cérebro.
“Demoramos 25 minutos para remover o parasita. Era difícil identificá-lo enquanto se movia “, afirmou Milan.
Patel, que é solteiro, morava em um hospício onde trabalhava na cozinha, cortando legumes.
Os médicos suspeitam que o verme no olho de Patel possa ter entrado através de uma mordida de cachorro há 12 anos atrás.
“Investigamos seu caso e é possível que o parasita tenha entrado em sua corrente sanguínea e se estabelecido nos olhos”, afirmou Milan.
Cães e gatos têm esses parasitas na língua. Enviamos o verme para exame microbiológico e histopatológico ao microbiologista, os relatórios estão sendo aguardados, mas provavelmente é um verme Sparganum.